A saúde e a segurança no trabalho

No âmbito da comemoração do Dia Mundial e Nacional da Segurança no trabalho, a ACIRO em parceria com a Pretrab realizou no dia 27 de Abril um debate aberto onde se discutiu a importância da saúde e da segurança nas empresas. O auditório da ACIRO foi o palco desta discussão que contou com a presença de dezenas de empresários.

Esta acção teve a presença de Fernandes de Oliveira, director geral da Pretrab, que referiu a importância deste debate como o “esclarecer de algumas dúvidas sobre a importância da medicina do trabalho, pois existem grandes dúvidas sobre a mesma”, disse. Segundo o director geral da Pretrab, “a segurança no trabalho tem vindo a aumentar” e esta deve fazer parte da empresa.

“A segurança e saúde na empresa não devem ser consideradas algo à parte, mas sim uma parte da empresa. Se vai abrir uma empresa tem de se preocupar com as pessoas que lá vão trabalhar”, alertou Fernandes de Oliveira.

“O que é a medicina no trabalho? O que é importante na medicina no trabalho? O que é que deve ser feito?”, foram alguns dos temas debatidos nessa noite.

Mário Henriques, médico e director clínico da Pretrab, elucidou que o médico do trabalho é “uma especialidade médica, como outra qualquer” e que a sua grande preocupação são “as doenças do trabalho, ou seja, as chamadas doenças profissionais”.

Para este profissional, o médico do trabalho “está treinado para fazer o diagnóstico da doença e para fazer a prevenção da mesma”.

Outro orador dessa noite foi Hugo Roma, engenheiro da Pretrab, que reforçou que “o planeamento da segurança e saúde no trabalho, mesmo antes da abertura de um possível estabelecimento, é algo que deve estar integrado desde a sua construção”.

Este debate enquadrou-se no âmbito do Dia Mundial e Nacional da Segurança no Trabalho que se comemorou no dia 28 de Abril, em que o principal objectivo deste dia foi difundir a mensagem da importância da segurança no trabalho.