Esclarecimento sobre Insolvência
Insolvência foi o título da Sessão de Esclarecimento realizada pela ACIRO no dia 24 de Maio. O orador convidado foi José Ribeiro Gonçalves, economista, administrador judicial e Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Judiciais (APAJ) que contou com uma assistência com cerca de 80 pessoas.

Esta sessão serviu para o esclarecimento sobre a "recuperação de empresas no contexto do processo de insolvência". Para tal José Ribeiro Gonçalves explicitou as razões da crise financeira das empresas (que estão associadas à "conjuntura da crise" e a problemas de carácter estrutural nas mesmas); a ruptura financeira; o dilema recuperação/liquidação; e a recuperação judicial (através de um plano de insolvência ou do programa revitalizar) e as suas vantagens.

Além destas temáticas o economista falou ainda da nova abordagem do CIRE (Código da Insolvência e de Recuperação de Empresas) que se encontra em vigor desde o dia 21 de Maio. Onde diz que "o processo de insolvência é um processo de execução universal que tem como finalidade a satisfação dos credores pela forma prevista num plano de insolvência, baseado, nomeadamente, na recuperação da empresa compreendida na massa insolvente e a repartição do produto obtido pelos credores".

Para José Ribeiro Gonçalves recuperar as empresas permite "travar o crescimento do desemprego e potencia a capacidade produtiva instalada no país".

No final do esclarecimento o administrador judicial respondeu a algumas perguntas pertinentes realizadas pela plateia.