ASSOCIAÇÕES CRIARAM CONSELHO EMPRESARIAL DO OESTE

No dia 16 de julho, sete associações empresariais formaram o Conselho Empresarial do Oeste, com o objetivo de fortalecer a representação dos seus setores de atividade junto dos poderes central e local.

O objetivo é "pôr as entidades representativas dos vários setores a falar a uma só voz e dessa forma fortalecer a sua representatividade e contribuir para um território mais engrandecido e enriquecido", afirmou Joaquim Beato, empresário que nos próximos dois anos liderará o Conselho Empresarial do Oeste (CEO).

O consórcio, assinado na sede da OesteCim (comunidade intermunicipal), em Caldas da Rainha, consiste num memorando de entendimento em que as associações se comprometem a promover o alargamento da parceria a outras entidades associativas "relevantes" com atividade na região.  

 Fazem parte do consórcio:

ACCCRO - Associação Comercial dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos,

ACIRO - Associação Comercial, industrial e de Serviços da região Oeste,

ACISP - Associação Comercial, Industrial e de Serviços do concelho de Peniche,

ACSIA - Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria,

ADEB - Associação de Desenvolvimento Empresarial da Benedita,

AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste,

CAL MAIS - Camara Agrícola Lusófona (Assoc. Agrícola para os Países de Língua Oficial Portuguesa).

 O CEO, que não irá ter "uma sede física nem custos operacionais", já definiu que "o caminho passará por um quadro de especialização" em que as associações de cada setor lideram os processos "em que têm mais conhecimentos".

Outro dos objetivos dos atuais dirigentes será a promoção do relacionamento do CEO com entidades congéneres, nacionais e europeias, entre as quais o Conselho Empresarial do Centro, que participou na cerimónia de fundação da estrutura do Oeste.

 Por agora estão representados os setores da indústria, comércio, serviços, agricultura e turismo.