CERIMÓNIA DE ADOÇÃO DO ACORDO DE PARCERIA “PORTUGAL 2020”

A cerimónia de adoção pela Comissão Europeia e o Governo português do Acordo de Parceria, designado Portugal 2020, realizou-se no dia 30 de agosto pelas 15 horas, em S. Bento, na residência oficial do Primeiro- Ministro, Pedro Passos Coelho.

Portugal 2020 estabelece as prioridades de investimento necessárias para promover no nosso país o Crescimento Inteligente (baseado no conhecimento e na inovação), Sustentável (uma economia mais eficiente, mais ecológica e competitiva) e Inclusivo (níveis elevados de emprego e coesão social). Portugal contará, ao longo dos próximos sete anos com mais de 20.000 M€.

Através da atuação conjunta dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEDER, FSE, FCoesão, FEADER e FEAMP), Portugal tem um instrumento essencial para concretizar políticas públicas de promoção do crescimento, do emprego e da inclusão social; exponenciar o investimento produtivo e promover a competitividade e internacionalização das empresas portuguesas, com enfoque nos setores de bens e serviços transacionáveis.

Portugal 2020 assenta em quatro Domínios Temáticos para o período 2014-2020:

·         Competitividade e Internacionalização (mais de 40% dos fundos);

·         Inclusão Social e Emprego;

·         Capital Humano;

·         Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Para além dos domínios temáticos, Portugal 2020 integra dois domínios transversais: a Reforma da Administração Pública e a Territorialização das Políticas Públicas.

Texto integral do Acordo de Parceria.

Para saber mais, consulte o novo Portal Portugal 2020.

Esta mensagem foi retirada do site da PORLisboa  www.porlisboa.qren.pt