Inicio > história

HISTÓRIA

Fundadores da ACIRO

Por iniciativa de um grupo de empresários torrienses entre eles Jacinto Custódio Rodrigues, primeiro presidente, nasceu esta instituição a 5 de Setembro de 1918, a então Associação Comercial de Torres Vedras, visava defender os interesses dos comerciantes, contribuir para a dignificação de tão nobre atividade, assim como apoiar e promover ações de dignificação regional e económico.

Primeira Sede

A primeira sede situava-se na avenida 5 de Outubro, por cima do estabelecimento "Foto Rocha".

entrevistas na imprensa local em 1927

Em 1927, era presidente Álvaro Galrão, tendo na altura uma série de entrevistas na imprensa local pelo desenvolvimento e esforço para o bem do comércio local.

Em 1940

por imposição do regime vigente, a Associação Comercial passa a designar-se Grémio do Comércio dos Concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã. Ao apoiar a criação e implementação da Escola Comercial António Augusto Cabral, uma escola que se destinava a preparar profissionais competentes com o intuito de responderem cabalmente às exigências da atividade comercial, o Grémio manifestava uma opção clara relativamente à interligação existente entre a formação e o bom desempenho da atividade profissional.

Após a revolução de abril de 1974 assiste-se à extinção dos Grémios

Após a revolução de abril de 1974 assiste-se à extinção dos Grémios e a 17 de Julho de 1975, nasce a ACCO – Associação Comercial dos Concelhos do Oeste. A partir desta data, a ACCO lança-se na caminhada para o futuro: constrói e instala-se na sua sede social; moderniza os serviços, contribuindo para um atendimento rápido e eficaz; aposta fortemente na formação profissional; cria um gabinete de Consultadoria Jurídica (retomando uma tradição que vem desde 1934) e um gabinete de Consultadoria Económica.

Para além da satisfação das necessidades dos seus associados, a ACCO procura marcar presença e colaborar em tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento da região oeste: Em 1987, juntamente com um grupo de empresas e municípios, funda a ADRO (Associação de Desenvolvimento da Região Oeste); Em 1991/92, permanecendo fiel aos seus princípios, nomeadamente na área do ensino, colabora na fundação do ISG (instituto Superior de Gestão); E em 1993/93 Colabora na fundação da ESCO (Escola de Serviços e Comércio do Oeste) sendo sócio maioritário).

Em 1993

Em 1993 e após verificar que cerca de ¼ dos seus associados eram Empresas Industriais, a ACCO passa a representar não só os Comerciantes como também os Industriais da Região Oeste. E a 5 de Setembro de 1993, a ACCO dá então lugar à ACIRO – Associação Comercial e Industrial da Região Oeste. E uns anos mais tarde, para reforçar a importância do setor dos serviços, passa a designar-se Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste

A 20 de outubro de 1993

A 20 de outubro de 1993 é condecorada com Medalha de Honra do Município de Torres Vedras, Grau Prata e a 26 de Novembro do mesmo ano, por despacho de Sua Ex.ª o Primeiro-ministro, é reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. A 10 de novembro de 2018, ano de comemoração do seu centenário, recebe a condecoração da medalha de ouro da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Observando o caminho percorrido pela ACIRO, desde a sua génese até aos nossos dias, verifica-se que desde cedo é patente a abertura e o diálogo constante que estabelece com entidades governamentais, sindicatos, autarquias e associações empresariais, na tentativa de, em conjunto definirem estratégias em prol do desenvolvimento da região.

Atualmente

Passados 100 anos de existência, a ACIRO integra hoje cerca de 1300 empresários dos setores do comércio, indústria e serviços, sendo missão da Direção a definição de uma estratégia que permita continuar a bem servir os associados e à região.