A ACIRO CELEBRA O EMPREENDEDORISMO

Na passada quinta-feira, dia 24 de março, a ACIRO celebrou o empreendedorismo, numa sessão que contou com a presença de 72 pessoas, entre as quais alguns empresários que têm beneficiado dos vários programas dinamizados pela Associação, elementos da Direção e vários representantes de Autarquias e representantes de Órgãos de referência no apoio ao empreendedorismo e às empresas.

A sessão começou com a Dr.ª Helena Reis, economista na ACIRO, que apresentou os resultados dos projetos à criação do próprio emprego, por desempregados inscritos no IEFP, pois a Associação é uma EPAT (entidade prestadora de apoio técnico), parceira deste instituto desde julho de 2015. No balanço final, referiu que desde outubro de 2015 foram entregues 132 candidaturas à criação do próprio emprego, das quais 107 foram aprovados e 10 aguardam aprovação. Destas 107, 65 também já beneficiaram do apoio de consultoria gratuita e 97 negócios continuam em funcionamento, com mais de 180 postos de trabalho criados. Referiu ainda que, desde janeiro de 2022, já foram entregues 10 candidaturas à criação do próprio emprego.

De seguida, foi apresentado um caso de sucesso de criação do próprio emprego, a SunWest, que iniciou atividade em abril de 2016, com apenas um posto de trabalho que neste momento já tem 11 pessoas a trabalhar. A sócia referiu o importante apoio da ACIRO, tanto na parte inicial de elaboração do plano de negócios, como na fase posterior de consultoria, cujo acompanhamento contribuiu de forma evidente para o crescimento do negócio.

Entretanto, O Diretor do Centro de Emprego de Torres Vedras, Dr.  Carlos Pinto, apresentou o programa de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego, como alavanca do empreendedorismo no Oeste e manifestou a importância das EPAT, como a ACIRO, na prestação do apoio técnico à criação e acompanhamento dos negócios durante os dois primeiros anos de atividade, pois de outra forma seria impossível o IEFP dar resposta às solicitações.

Seguiu-se um vídeo que mostra o impacto, nas empresas, dos programas de formação-ação que têm sido dinamizados pela ACIRO em parceria com a CTP (confederação do Turismo de Portugal) e com a CCP (confederação do comércio e serviços de Portugal), com o testemunho de vários empresários envolvidos.

Seguiu-se a apresentação da Secretária Geral da CCP, Dr.ª Ana Vieira, sobre as perspetivas futuras e incentivos para o tecido empresarial no setor do comércio e serviços e logo depois o Secretário Geral da CTP, Dr. António Abrantes, com as perspetivas e incentivos para o tecido empresarial no Setor do Turismo.

             

Entretanto houve lugar à entrega dos certificados às PME, no âmbito do 2º ciclo de formação- Ação, pela Dr.ª Maria José Capacete, Vogal da Comissão Executiva da CTP (Confederação do Turismo de Portugal), pela Dr.ª Ana Vieira, Secretária Geral da CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal) e pelo Presidente da Direção da ACIRO, Sr. João Esteveira.

     

Quase no final, a Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Eng.ª Laura Rodrigues, teve a palavra para falar sobre a importância das parcerias como alavanca para o desenvolvimento territorial.

O evento terminou com o discurso de encerramento do Presidente da Direção da ACIRO, Sr. João Esteveira, que agradeceu aos colaboradores da ACIRO e a todos os parceiros que têm permitido a implementação das várias ações e iniciativas de apoio ao empreendedorismo, com enorme sucesso. No final fez referência ao antigo presidente da direção, Mário Reis, uma vez que todas estas ações tiveram início durante o seu mandato e chamou ao palco os colaboradores e órgãos sociais da ACIRO, presentes, para lhe entregar uma placa de homenagem.

     

No final foi feito um brinde ao empreendedorismo, com distribuição de taças de espumante a todos os presentes, seguido de um beberete servido pelos alunos da ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

             

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.