CCP – ACIRO

Identificação e Enquadramento do Projeto
Aviso: 34/SI/2015
Projeto: POCI-03-3560-FSE-000041
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: FSE
Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança
Tipologia da operação: Formação-ação para PME
Organismo Intermédio: IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação

Montantes envolvidos
Custo total elegível: 228.334,74€ | Comparticipação FSE: 205.501,27€
Data início do projeto: 2017-05-22 | Data de fim do projeto: 2018-12-31

Síntese do projeto
Como forma de intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas
associadas à inovação e mudança, a Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste assume-se como entidade promotora para a Formação-Ação, em 25 empresas das áreas do comércio
e serviços.

Descrição e Objetivos do Projeto
Através da formação em formato workshop direcionada aos empresários, pretende-se dotar as empresas dos conhecimentos necessários para:
• Aperfeiçoar os níveis de qualificação dos RH e de desempenho organizacional das PME;
• Preparar as PME para a obtenção de um sistema de reconhecimento de qualidade;

Metodologia de Formação-ação
A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma
determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas
para os saberes fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultadoria (on the job) e, como tal,
permite atuar a dois níveis:
• A nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;
• Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
O projeto será desenvolvido nos anos de 2017 e 2018 e estrutura-se em oito fases: uma primeira fase de diagnóstico, sete fases de implementação do plano de ação, incluindo a fase de avaliação
intercalar, e um workshop de avaliação de resultados, dando no conjunto coerência a todo o processo formativo.
Áreas Temáticas do Projeto
Desempenho Organizacional
Qualidade

Financiamento
90% das despesas elegíveis